Ovo cozido

Curiosidades sobre a gema de ovo

Gemas de ovos costumavam ter uma má reputação devido ao seu teor de colesterol elevado. Médicos e autoridades de saúde uma vez recomendaram que as pessoas limitem O consumo de gema de ovo, especialmente indivíduos com colesterol alto, pressão arterial ou doenças cardíacas.

Mas pesquisas mais focadas indicam que níveis elevados de colesterol no sangue são menos influenciados por alimentos contendo colesterol, tais como ovos, do que fatores individuais, tais como etnia, sexo, funcionamento hormonal e nutrição geral.

Tal como as claras de ovos, as gemas de ovos têm um elevado teor de proteínas e contêm muitas vitaminas essenciais, minerais, gorduras e calorias saudáveis.

Factos rápidos sobre a nutrição da gema de ovo:

  • Os nutrientes variam naturalmente entre os ovos.
  • A maioria das pesquisas mostram que gemas de ovos contêm a maior parte da nutrição encontrada nos ovos.
  • Como a maioria dos alimentos de origem animal, os ovos têm alguns riscos potenciais para a saúde.

Quais são os benefícios

Os ovos são um alimento de baixo custo, cheio de nutrientes, fácil de acessar e preparar alimentos, tornando-os uma excelente base alimentar para muitas pessoas em todo o mundo. Os ovos também são um alimento muito versátil. E o consumo de ovos geralmente não entra em conflito com a maioria das diretrizes religiosas ou morais.

Comer claras de ovo e gemas juntos em um ovo inteiro também contém o equilíbrio certo de proteínas, gordura e calorias que permite que a maioria das pessoas se sentir mais completo e mais satisfeito nas refeições.

Um estudo de 2015 descobriu que as mulheres mexicanas-Americanas obesas que comiam ovos regularmente após a gravidez obtiveram maiores resultados globais no Índice de alimentação saudável do que as que não o fizeram, sugerindo que os ovos podem desempenhar um papel nos padrões alimentares saudáveis.

Nutrição

A quantidade de nutrição em cada gema de ovo depende do tamanho do ovo, como ele foi criado e processado, e que espécie ele é. E o valor dietético final das gemas de ovos varia muito dependendo de como são preparadas. Por exemplo, cozinhar ovos inteiros em óleo pode dobrar, até triplicar, o teor de gordura e colesterol de um prato de ovo.

As gemas de ovos também são elevadas em muitos compostos, vitaminas e outros nutrientes conhecidos por terem benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de várias doenças infecciosas e de longo prazo.

Por tamanho unitário, pato, codorniz e ovos de galinha do Patrimônio da humanidade são considerados como contendo quantidades mais elevadas da maioria dos nutrientes importantes do que os ovos de galinha convencionais.

Gema vs. clara de ovo

As gemas de ovos contêm, em média, 43% do teor total de proteínas do ovo.

E quase todas as vitaminas e minerais hidrossolúveis e lipossolúveis nos ovos são encontrados na gema. Vários estudos concluíram que o consumo de ovos inteiros tem benefícios muito mais significativos do que comer apenas claras de ovo.

Por exemplo, um estudo de 2017 descobriu que os jovens que comiam ovos inteiros imediatamente após os exercícios de resistência tinham maiores taxas de metabolismo muscular do que aqueles que só consumiam claras de ovo.

O fato de que a maior parte da nutrição de um ovo é encontrada em sua gema não deve ser surpreendente. Biologicamente, gemas de ovos são projetadas para ser a principal fonte de nutrientes para um embrião em crescimento.

Fonte: http://ovo.blog.br/ovo-em-po/